28 de jul. de 2008

A Raça

ORIGEM


Também chamado de cachorro "crioulo" na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o Cimarron é descendente direto dos cães trazidos pelos conquistadores - espanhóis e portugueses - durante o descobrimento, a conquista e colonização da América. Ao cruzarem-se entre si, Mastins, Galgos e Lebréis, foi se constituindo uma raça que é fruto de absoluta seleção natural, sobrevivendo apenas os mais aptos. Nesse aspecto sua formação tem a mesma origem e passou pelo mesmo rigorismo que o Cavalo Crioulo, até firmar-se como raça definida.No território da atual República Oriental do Uruguai, situada sobre o Rio da Prata e Atlântico Sul, foi onde subsistiu melhor e com mais tipicidade.
Embora não exista comprovação, sua profunda semelhança com o Cão de Fila de São Miguel - raça oriunda e criada na Ilha de São Miguel no Arquipélago dos Açores (Portugal), tendo como sua primeira citação os meados do século XVI - pode sugerir ser esta raça, a precursora, ou até mesmo a base do Cimarron Uruguaio,tendo em vista que os portugueses fundaram Colônia do Sacramento em 1.680 e Montevidéu em 1.723 (como base militar de apoio a Colônia),permanecendo no território que hoje forma o Uruguai, até 1.736.

A semelhança não se dá apenas no aspecto físico, mas também no de sua aptidão. Em Portugal são utilizados no trabalho com o gado, sendo classificados no Grupo 1 - De Trabalho (Cães Boieros).
No final do século XVIII, na época das guerras pela Independência, o General José Gervásio Artigas os imortaliza, com sua célebre frase: " -Cuando me quede sin hombres, pelearé con perros cimarrones ! " - Quando ficar sem homens, lutarei com cães cimarrones!

PROLIFERAÇÃO


Nessa época (final do século XVIII), a economia principal da região, era a exploração bovina , tendo o couro como principal produto. A carne era subproduto. Assim sendo, devido a grande facilidade e abundância de alimentação, o número de cães "cimarrones" foi aumentado em grandes proporções, causando com isso, enormes transtornos a população.
Por ordem do Vice Rei, Marquês de Loreto, no ano de 1.792 foram mortos mais de 300.000 cães. Cada mandíbula (queixada), era recompensada com uma certa quantia em ouro.

RESGATE DA RAÇA

Algumas mães com seus filhotes conseguiram se salvar dessa "matança", escondendo-se nos matos nativos do Nordeste Uruguaio, hoje Departamentos de Rocha, Treinta y Tres e Cerro Largo.
Foi onde o Sr. Carlos Alonso Imhoff pôde ir resgatar os descendentes daqueles Cimarrones e depois de rigorosa seleção, escolheu os primeiros 17 exemplares que serviriam de base para oficializar a raça e redigir o Standard da mesma no ano de 1.989.
No Brasil foi introduzido através da fronteira do RS com o Uruguai, tendo como principais núcleos criatórios, os municípios de Bagé e Jaguarão.


USOS E APTIDÕES

É o cão ideal para fazendas, guarda e companhia. Muito rústico, de extrema coragem, não tem agressividade gratuita, entretanto defende muito bem seu território, mantendo estranhos afastados.
Também é muito usado no trabalho com o gado, principalmente quando é necessário retirá-lo do mato ou de locais de difícil acesso ao homem/cavalo.
Detentor de um excelente temperamento, o Cimarron se relaciona bem com crianças e outros animais domésticos, entretanto, sendo uma raça que está na mão do homem somente de 30 anos para cá, ainda apresenta um sentimento atávico muito forte, o que ocasiona um instinto muito primitivo de caça. Os cães que quando adultos forem conviver com outros animais domésticos (aves, mamíferos,...), desde cedo devem ser acostumados com seus novos companheiros, sob pena de futuramente não os distinguirem da caça comum....


PELAGENS

As cores preferidas pelos criadores são as amareladas e tigradas, frutos do mimetismo forjado pela seleção natural, onde essas colorações são mais facilmente confundidas com o meio ambiente.
Alguns criadores preferem o tigrado para machos e o amarelo (baio) para fêmeas. É uma questão de preferência e modismo. Qualquer pelagem com exceção da totalmente preta ou branca, é aceita na raça. Em seu país de origem é classificado como sendo do Grupo 2, o mesmo onde estão enquadrados o Fila Brasileiro, Dogo Argentino, Rottweiler, Mastiff, Boxer e outros. É ainda o preferido para as provas de "Agility".
Origem do texto: Sr. Antônio Augusto M. Fernandes



Negrita

Negrita

Xirú Padreador

Xirú Padreador

Luna com os filhotes

Luna com os filhotes

Negrita. Filhotes com 25 dias

Negrita. Filhotes com 25 dias

Truco - Propriedade César Bay

Truco - Propriedade César Bay

Big - Prorpriedade Sr. Jorge Terres

Big - Prorpriedade Sr. Jorge Terres

Barão - Reserva do Criatório

Barão - Reserva do Criatório

Xiru

Xiru

Filhotes

Filhotes

Proprietário: Eliane Reis Becker

Proprietário: Eliane Reis Becker

Zara - Propriedade Valesca Kleinowski

Zara - Propriedade Valesca Kleinowski

Argos Propriedade Thiago Souza

Argos Propriedade Thiago Souza

PROCURA-SE

PROCURA-SE
Desaparecido, recompensa-se a quem encontrar.

Xiru Luna Negrita

Xiru Luna Negrita

Ninhada da Luna e da Negrita, tudo junto e misturado.

Ninhada da Luna e da Negrita, tudo junto e misturado.

Proprietário: Pierre Pereira

Proprietário: Pierre Pereira

Proprietário: Tiago Realli

Proprietário: Tiago Realli

Guri - Propietario Ezequiel

Guri - Propietario Ezequiel

  ©Raça Cimarron | Criatório de Cimarron Buena Vida - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo